Escrita de Pseudopalavras
Esta tarefa avalia a capacidade da criança para gerar escrita fonologicamente plausível para palavras novas. Uma escrita de palavras plausível pode ser produzida utilizando apenas o conhecimento das correspondências básicas entre fonemas e grafemas. No entanto, são fornecidas frases de suporte para estimular padrões específicos de letras de acordo com convenções grafotáticas e/ou morfológicas, como o plural <m> antes de <p> e <b>, o passado dos verbos <iu>, e o <rr> entre vogais. Embora qualquer produção de escrita fonologicamente plausível seja aceite, a grelha de cotação também permite uma avaliação qualitativa da capacidade da criança para usar convenções ortográficas adequadas ao contexto.
Para que Idades
Este teste é apropriado para alunos dos 1.º e 2.º anos. No entanto, pode ser utilizado com alunos mais velhos do ensino básico, em particular para avaliar a sua capacidade de aplicar convenções ortográficas a palavras novas.
Cotação: Exatidão
É utilizada uma pontuação binária, em que 1 ponto é atribuído para qualquer escrita que leve a uma pronúncia plausível da pseudopalavra alvo, e 0 pontos caso isso não se verifique. As normas atuais são baseadas neste método de pontuação.
Normas
Normas ainda não disponíveis.
Materiais para Aplicação
–Folha de Participante e lápis ou esferográfica, conforme o que for mais habitual na sala de aula da criança
Folha de Cotação Escrita de Pseudopalavras
Certifique-se de que está a utilizar a versão de teste mais atualizada:
Versão de teste:
Versão das Normas: —
Atualizado:
Deve iniciar sessão para aceder aos materiais de teste.